Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi
Marechal de Campo Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi (nascido em 1 de setembro de 1945 ) é um político iemenita que é o presidente do Iêmen desde 27 de fevereiro de 2012. Anteriormente, foi vice-presidente a partir de 1994  até 2012. Entre 4 de junho e 23 de setembro de 2011, foi o presidente interino do Iêmen, enquanto Ali Abdullah Saleh estava em tratamento médico na Arábia Saudita, na sequência de um ataque ao palácio presidencial durante a revolta iemenita de 2011. Então, em 23 de novembro, Al-Hadi tornou-se presidente interino novamente, depois que Saleh mudou-se para uma função não-ativa até a eleição presidencial "em troca de imunidade". Al-Hadi era "esperado para formar um governo de unidade nacional e também anunciar eleições presidenciais antecipadas dentro de 90 dias", enquanto Saleh continuou a servir como presidente nominal.

Em 22 de janeiro de 2015, Hadi renunciou a presidência quando a milícia Houthis tomou a capital Saná e ocupou o palácio presidencial, virtualmente o colocando sob prisão domiciliar. Um mês depois ele fugiu para a cidade de Áden, e afirmou que não renunciaria mais e disse ainda que a tomada de poder pelos Houthis era inconstitucional e a caracterizou como um coup d'état (golpe de estado). Sua legitimidade como presidente é questionada pelos simpatizantes dos Houthis, que nomearam um Comitê Revolucionário para governar a nação e também assumiram o controle do Congresso Geral do PovoForças leais a Al-Hadi ainda controlam várias partes do país, enquanto grupos islamitas também conquistam terreno. Assim, de facto, Hadi não governa mais diretamente o Iêmen.

Em 25 de março de 2015, ele fugiu do país, perante a aproximação das milícias houthis sobre Áden, onde se encontrava refugiado.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Abd Rabbuh Mansur al-Hadi

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike