Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
1989 (álbum de Taylor Swift)
1989 é o quinto álbum de estúdio da artista musical estadunidense Taylor Swift. O seu lançamento ocorreu em 27 de outubro de 2014, através da Big Machine Records. Tendo a cantora e Max Martin como produtores executivos, o disco foi desenvolvido e gravado entre 2013 e 2014 durante a The Red Tour; para este, Swift colaborou com uma série de compositores e produtores como Martin, ShellbackJack AntonoffNathan ChapmanImogen HeapGreg KurstinShellback e Ryan Tedder. O seu título foi inspirado pelo ano de nascimento de Swift e pela cena musical da década, a qual inspirou sua produção. Seu encarte é composto por fotos Polaroid, sortidas em cada cópia do produto, com cada uma delas contendo trechos das canções escritos pela própria artista. O CD foi comercializado somente nos formatos físico e digital, não tendo sido disponibilizado em serviços de streaming — uma decisão vinda da própria artista e que causou a retirada de sua discografia do Spotify, uma das plataformas do tipo.

Descrito por Swift como seu "primeiro álbum oficialmente pop", 1989 apresenta como gêneros musicais predominantes o pop e o synthpop, sendo um notável afastamento dos trabalhos anteriores da cantora, que eram fortemente influenciados pelo country. Sua produção também difere-se dos projetos anteriores da artista, sendo mais eletrônica e constituída por percussão programadasintetizadores, acordes pulsantes de baixovocais de apoio processados e guitarras. Liricamente, suas canções possuem temas como amor e a complexidade de relacionamentos. 1989 foi recebido de forma geralmente positiva por críticos musicais, que prezaram a mudança musical de Swift e sentiram que sua produção estava bem executada. Consequentemente, foi incluído em diversas listas que compilaram os melhores álbuns de 2014, com as revistas Billboard e Cosmopolitan citando-o como o melhor do ano, e rendeu à intérprete uma série de prêmios, incluindo um Grammy Award para Album of the Year — cuja vitória tornou-a a primeira mulher a conquistar o troféu duas vezes com seus próprios trabalhos.

Um dos lançamentos mais aguardados de 2014, 1989 obteve um desempenho comercial bastante positivo, chegando ao topo das tabelas de diversos países, como AustráliaCanadáEstados UnidosIrlandaNoruega e Reino Unido. Nos Estados Unidos, comercializou 1 milhão e 287 mil unidades em sua semana de estreia, debutando no topo da Billboard 200 e fazendo de Swift a única artista a estrear no cume da tabela supracitada com mais de 1 milhão de cópias vendidas três vezes consecutivas. Como resultado, foi o disco mais vendido em território estadunidense no ano de 2014 durante sua semana de lançamento, e converteu-se no terceiro mais vendido do ano no país com apenas dois meses de disponibilização. Permaneceu no topo do periódico por 11 semanas não consecutivas, igualando-se ao período obtido por Fearless (2008), da própria cantora. Além disso, culminou na parada da Nova Zelândia — onde também foi o terceiro mais vendido em 2014 —, tornando-se o mais vendido de 2014 em âmbito global com mais de 8.6 milhões unidades vendidas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike