Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Príncipe (Roma Antiga)
Príncipe (; plural: principes) é uma palavra de origem latina que significa "o primeiro no tempo ou no fim, o primeiro, chefe, o mais eminente, distinguido ou nobre, o primeiro homem, primeira pessoa". Etimologicamente proveniente da frase latina primum caput, "a primeira cabeça", originalmente significou o mais antigo ou mais distinto senador cujo nome aparece primeiro na lista senatorial (príncipe do senado). Durante o governo de Augusto  passou a ser usado pelo imperador como um título quase real para um líder que era o primeiro encarregado. Continuou em uso até o reinado de Diocleciano  quando caiu em desuso, sendo substituído por domino ("senhor" ou "mestre").

Durante a República e Império Romano, o título de príncipe foi derivado e passou a ser atribuído a oficiais militares e administrativos: príncipe anterior (princeps prior; também centurio princeps prior), o comandante sênior do segundo manípulo (duas centúrias), e o príncipe posterior (princeps posterior; também centurio princeps posterior), seu vice-comandante; príncipe dos pretorianos, centurião (geralmente o príncipe posterior) comandante da base militar ou forte e responsável pelo treinamento dos legionários; príncipe dos ofícios (princeps officii), o chefe de um ofício palatino (residência imperial);; príncipe dos peregrinos (princeps peregrinorum), centurião pelas tropas do acampamento dos peregrinos (não-itálicas); príncipe do povo (princeps gentis), talvez equivalente ao príncipe dos peregrinos;; príncipe ordinário do vexilacião (Princeps ordinarius vexillationis), centurião no comando dum vexilacião. Ele também foi usado para distinguir alguns oficiais seniores, como no caso do decurião príncipe (decurio princeps).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike