Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Línguas germânicas orientais
As línguas germânicas orientais era uma subfamília da família das línguas germânicas. A língua germânica oriental da que se conservaram textos é o gótico; outras línguas que se consideram germânicas orientais incluiem o vândalo, o burgúndio e o gótico da Crimeia. Este último conservou-se até o século XVIII.

Pelos dados fornecidos por JordanesProcópioPaulo, o Diácono e outros, provas linguísticas e evidências na toponímia e arqueológicas, pensa-se que as tribos germânicas orientais (vândalos, burgundios, godos, rugios e outros), falantes destas línguas, tinham emigrado desde a Escandinávia à zona situada entre o Oder e o Vístula entre os séculos VII e IV a. C. De facto, a influência escandinava na Pomerânia e o norte da Polónia a partir do século III em frente foi tão forte que esta região é às vezes incluída na cultura da idade de bronze nórdica (Dabrowski 1989:73).

Também há evidências arqueológicas e toponímicas de que os burgúndios viveram na ilha de Bornholm na Dinamarca (em Nórdico antigo Borgundarholm).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike