Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Invasão da Polônia
A Invasão da Polônia (em polaco, Wojna obronna 1939 roku: "Guerra defensiva de 1939" ou Kampania wrześniowa "Campanha de setembro"; em alemão, Polenfeldzug, "Campanha da Polônia", ou Fall Weiß, "Caso Branco"; em russo, Вторжение в Польшу, transl. Vtorženie v Pol'šu: "Invasão da Polônia") foi o ataque à Polônia, empreendido pela AlemanhaUnião Soviética e mais um pequeno contingente de eslovacos. O episódio marca o início da Segunda Guerra Mundial na Europa.

O ataque foi realizado em duas frentes: pela Alemanha, a partir da madrugada de 1° de setembro de 1939 (uma semana depois da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop), e pela União Soviética, a partir de 17 de setembro (dia seguinte à assinatura do acordo Molotov-Tōgō, que deu por encerrado o incidente de Nomonhan).

O objetivo da invasão era repartir o território polaco no final da operação. De fato a campanha terminou, em 6 de outubro de 1939, com a divisão e anexação da Polônia pela Alemanha e pela União Soviética. O apoio de empresas dos Estados Unidos no fornecimento de produtos petroquímicos a IG Farben a partir de portos hispânicos também foi importante, segundo Albert Speer e viabilizando a própria blitzkrieg durante a maior parte da guerra.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike