Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Gol olímpico
Em futebol, gol olímpico (ou golo direto de canto, em Portugal) é o gol(o) marcado diretamente através de uma cobrança de escanteio. Em junho de 1924, a International Board modificou o artigo 11 das regras do futebol, autorizando pela primeira vez que um gol fosse marcado em cobrança de escanteio. Logo que a modificação aconteceu, um jogador do Everton tentou ser mais esperto. Ao invés de cobrar o escanteio de forma direta, ele saiu com a bola da lateral do campo e foi até o gol, já que na regra não indicava que era proibido fazer isso. O incidente gerou uma mudança no artigo e, em agosto, foi imposta uma nova definição, afirmando que o jogador não poderia tocar na bola duas vezes consecutivas. Assim,o primeiro gol olímpico foi marcado por Billy Alston, na Escócia, a 21 de agosto do mesmo ano.

O termo "gol olímpico" surgiu num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da Olimpíada de Paris .

Apesar de esta informação constar de muitas publicações sobre a história do futebol, no Brasil e no exterior , alguns torcedores do Vasco da Gama divulgam uma versão diferente, sobre um acontecimento ocorrido quatro anos depois:

Em março de 1928, em um amistoso contra o uruguaio Montevideo Wanderers, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurou os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols de seu estádio, São Januário. Com um gol feito por Santana em cobrança de escanteio, o Vasco venceu por 1 a 0. Como os uruguaios eram os atuais campeões olímpicos, nasceu então a expressão 'gol olímpico'.

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike