Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Estreito de Bering
O estreito de Bering é um estreito entre o cabo Dezhnev, o ponto extremo oriental do continente asiático e o cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental do continente americano, com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. O estreito liga o mar de Chukchi ( parte do oceano Ártico), no norte, com o mar de Bering (parte do oceano Pacífico), no sul. Tem seu nome do explorador Vitus Jonassen Bering, nascido na Dinamarca e de nacionalidade russa, que atravessou o estreito em 1728, e descobriu o Alasca. As ilhas Diomedes situam-se exatamente no meio do estreito de Bering.

Durante a última era do gelo, com a recessão da água dos oceanos, a área do estreito transformou-se numa ponte natural entre a Ásia e as Américas, denominada atualmente ponte Terrestre de Bering, por onde poderiam ter chegado à América os povos que primeiro a colonizaram (ver Arqueologia das Américas).

Tanto o estreito de Bering como o mar de Chukchi a norte e o mar de Bering a sul são mares de pequenas profundidades e durante as glaciações a água do mar concentrava-se nas calotas polares e nas geleiras, fazendo baixar o nível do mar e expondo os fundos marinhos de pequenas profundidades. Outras pontes terrestres se formaram e desapareceram nos períodos interglaciais: há 14 mil anos a Austrália esteve unida à Nova Guiné e à Tasmânia e as Ilhas Britânicas estiveram ligadas à Europa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike