Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Caule
O caule (do latim caulis – parte aérea do eixo superior das plantas, onde se originam folhas e flores, ligada à raiz) divide-se em nós e entrenós, com uma ou mais folhas em cada nó. O caule pode ser alongado, com nós e entrenós bem evidentes ou compactos (sem entrenós evidentes), com agrupamentos de folhas denominadas de rosetas. Além disso, apresentam características que podem contribuir para a diversificação do aspecto externo que podem ser a presença ou não de ramificações, arranjo das folhas, pontos de inserção, o desenvolvimento das gemas, entre outros.

Quanto as suas funções podem ser consideradas como o elo entre raiz e folhas, suporte de flores, frutos e sementes, e ainda podem ser órgãos de reserva  de nutrientes e água.  Com relação com o ambiente onde vivem, podem ser classificadas em terrestres, subterrâneos e aquáticos. Também podem ser plantas epífitas, que apresentam caules sobre suportes aéreos, sem ter contato com o solo ou água.

As gemas do caule (apical e axilar) é de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike