Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Cantão suiço
 
Cantões da Suíça
Confederação Helvética (comumente Suíça) é constituída por 26 "cantões suíços" iguais em direito, dos quais três (AppenzellBasileia e Unterwalden) estão subdivididos em semicantões que se chamam respectivamente: Appenzell Rodes Exterior e Appenzell Rodes Interior, Basileia Cidade e Basileia Campo, e Obwald e Nidwald . Historicamente, cada cantão era considerado um Estado soberano, com suas próprias fronteiras, exército e moeda, até que a estrutura federal recente foi estabelecida em 1848, e mesmo actualmente Genebra refere-se a si mesmo como República e Cantão de Genebra (ver: GE.ch].

Durante o , a Confederação Helvética foi constituída por 13 estados autônomos, os quais foram denominados cantões. Embora cada um destes fizesse parte do Sacro Império Romano-Germânico, eles haviam conquistado uma quase completa independência quando os suíços derrotaram o imperador Maximiliano I em 1499.

Desde 1848, os cantões são os membros federativos do Estado Federal, mantêm uma larga autonomia, dispõem da soberania em todos os domínios que não são da competência exclusiva da Confederação Suíça e constituem a base para a criação das sete grandes regiões . Existem também várias não-administrativas com base na geografia física, na cultura ou na história principalmente baseadas na língua pelo que se fala da Suíça alemã  ou - mais corretamente Suíça germânica -, da Suíça romanda, da Suíça italiana e da Suíça romanche, que aliás é a quarta língua oficial.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike