Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Yuan Shikai
Yuan Shikai (chinês tradicional: 袁世凯, chinês simplificado: 袁世凯, pinyin: Yuan Shìkǎi, Wade-Giles: Yuan Shih-k'ai) (16 de setembro de 1859 - 6 de junho de 1916) foi um importante general e político chinês durante o final da Dinastia Qing e nos primórdios da República da China pelo seu papel nos acontecimentos que antecederam na abdicação do último imperador da China, o seu regime autocrático, como primeiro Presidente da República da China, e sua curta tentativa de restaurar a monarquia chinesa, quando proclamou-se "Grande Imperador da China".

Nascido na cidade de Zhangying na província de Henan. Destacou-se na Primeira Guerra Sino-Japonesa em que serviu como comandante das forças chinesas estacionadas na Coreia. Em 1902, foi nomeado pela imperatriz Cixi Ministro de Beiyang, área que compreende as províncias de HebeiLiaoning e Shandong.

Tornou-se Presidente da República da China em 1912, depois de negociar com Sun Yat-sen, e impôs um governo autoritário equipado com amplos poderes de 1912 até 1915, levando a proclamar-se Imperador em 12 de dezembro de 1915, com o nome do reinado de Hongxia ("abundância constitucional").


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike