Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Usp
 
Universidade de São Paulo
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das quatro universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país, da Ibero-América e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em onze campi: São Paulo (3), BauruLorenaPiracicabaPirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos (2). O campus principal em São Paulo é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de metros quadrados. A instituição está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento. Somando todos os Campi, a USP possui um total de 246 cursos de graduação, 229 cursos de pós-graduação, 5,8 mil professores e 93 mil alunos matriculados entre graduação e pós-graduação (2012).

Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na décima primeira posição mundial entre as instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas. No ano de 2012, de acordo com o University Ranking by Academic Performance (URAP), a USP continua sendo a melhor universidade iberoamericana e está colocada na vigésima oitava posição no mundo. Em 2011–2012, o World University Rankings, publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE), classificou a USP como a melhor universidade da América Latina, da Ibero-América e como a 158ª melhor do mundo. Em 2012, a THE também apontou a instituição como uma das 70 universidades com melhor reputação no planeta, e, em 2015, entre as 60 universidades. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU — sigla em inglês) de 2011, a USP está classificada entre as posições 102ª e 150ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em 2012, a universidade foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities como a primeira da América Latina e a décima quinta do mundo em exposição na internet. Em 2013, segundo a classificação internacional QS World University Rankings, 26 cursos da USP aparecem entre os melhores do mundo e, em 2015, é apontada como a primeira universidade da América Latina. A THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento, em 2015. De acordo com o Center for World University Rankings (CWUR), em 2014 a USP ocupava a primeira posição de melhores universidades do país e a 131ª posição mundial.

Entre as universidades públicas brasileiras, é aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação, sendo responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores do mundo, bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira. Como o Brasil é responsável por cerca de 2% da produção científica mundial, pode-se dizer que a USP é responsável por 0,5% das pesquisas científicas do mundo. Além disso, entre as pós-graduações no Brasil com conceitos 6 e 7 (os mais altos conceitos) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, 25% estão na USP, chegando à porcentagem de 55% se considerado apenas o território paulista.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike