Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
UHF (banda)
UHF é uma banda portuguesa de rock formada em Almada em 1978. São os fundadores do movimento de renovação musical denominado “rock português”, e os responsáveis pelo surgimento do boom do rock em Portugal em 1980. São uma das bandas nacionais mais prestigiadas e o grupo rock mais antigo em atividade. A formação inicial era composta por António Manuel Ribeiro (vocal e guitarra), Carlos Peres (baixo e vocal de apoio), Renato Gomes (guitarra) e Américo Manuel (bateria). Atualmente a banda é formada por António M. Ribeiro (vocal e guitarra), António Côrte-Real (guitarra), Luís 'Cebola' Simões (baixo e vocal de apoio), Ivan Cristiano (bateria, percussão e vocal de apoio) e Fernando Rodrigues (teclas).

Resultante do pós punk no final da década de 1970, a sonoridade da banda incorpora o rock direto e espontâneo de características urbanas, produzindo também um som mais acústico e hard rock, com alguma influência dos Doors. Foram um dos grupos mais bem sucedidos comercialmente no início da década de 1980, tendo vendido mais de cem mil discos em Portugal, premiando o single "Cavalos de Corrida" (1980), canção génese do rock português, e o aclamado álbum À Flor da Pele (1981) que ocupou a primeira posição do top nacional de vendas durante várias semanas. Ganharam o prestigiado prémio da Casa da Imprensa na categoria de “Revelação 1981”. Conseguiram superar-se à crise do rock português, nos meados da década de oitenta, introduzindo influências do rock alternativo em seu estilo musical no álbum Noites Negras de Azul (1988), cujos textos refletem estórias pessoais de António Manuel Ribeiro. A experimentação foi também utilizada no álbum Comédia Humana (1991), integrando o estilo pop rock com canções mais comerciais.Os UHF recuperaram os fãs e os elogios da crítica musical, logo após os lançamentos de Santa Loucura (1993) e 69 Stereo (1996), que estabeleceram uma sonoridade rock mais convencional para a banda. Nos primeiros 28 anos, os UHF percorreram 700 mil quilómetros, venderam mais de um milhão e meio de discos e receberam onze discos de prata, sete de ouro e três de platina. Em 2009, totalizavam a fantástica cifra de concertos em Portugal e no mundo. Lançaram 15 álbuns de estúdio e estão representados em cerca de 80 compilações de vários artistas.

Atentos à realidade política e social do país, os UHF são o rosto do rock de intervenção em Portugal. Com alguma influência de José Afonso, assumem uma posição ativa em relação a temas sensíveis na vida das pessoas, caso das canções "Sarajevo", "Porquê (português)" ou "Vernáculo (para um homem comum)". Esta última, tornou-se um manifesto político, que contabilizou mais de cem mil visualizações em vídeos disponíveis na internet. Em 2013, a digressão "UHF 35 anos–A Minha Geração" foi das mais bem sucedidas, marcada com palavras de ordem contra a desordem governativa do país. A posição de independência assumida desde o início, incomodando certos lobies da indústria fonográfica, provocou uma menor exposição mediática na banda, alvo de uma imprensa com falta de honestidade.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike