Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Tratado de Almizra
O Tratado de Almizra é um pacto de paz assinado entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela que fixou os limites do Reino de Valência. Foi assinado em 26 de março de 1244 por Jaime I de Aragão e pelo infante Afonso de Castela (mais tarde Afonso X, o Sábio), que seria genro de Jaime I. No tratado ficou estipulado que as terras a sul da linha Biar-Busot-Villajoyosa ficavam reservadas a Castela.

Este novo pacto teve origem no constante incumprimento por ambas as partes dos anteriores tratados, o Tratado de Tudilén (1151) e o Tratado de Cazorla (1179); concretamente a cláusula que ambas as partes vulneram é a seguinte: Que nenhum dos dois tire ou diminua ao outro alguma parte a cada um atribuída, nem de outro modo um dos dois maquine astutamente algum obstáculo contra a já dita divisão; cláusula com a que reforçavam os acordos.

Jaime I vulnerou esta cláusula ao conquistar CaudeteVillena e Sax, que ao estar ao outro lado do porto de Biar, corresponderia a Castela; e o infante D. Afonso também o fez ao pretender Játiva que correspondia à Coroa de Aragão.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike