Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Príncipe Real de Portugal
Príncipe Real de Portugal foi o título oficial atribuído aos Herdeiros Presuntivos da Coroa de Portugal, durante a Monarquia Constitucional (1822-1910), por oposição aos demais filhos do Casal Régio, que recebiam o título de Infante de Portugal. A partir da morte de D. Manuel II, último Rei de Portugal, o título de "Príncipe Real" passou a ser o dos pretendentes ao trono e chefes da casa real portuguesa.

O título de "Príncipe Real" surgiu quando D. João VI elevou o Brasil à categoria de reino em 1815 (extinguindo-se assim o antigo título de Príncipe do Brasil). O herdeiro do trono passou a designar-se então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O título de "Príncipe Real de Portugal" foi criado após a independência do Brasil, substituindo o anterior, devido à emancipação brasileira e à impossibilidade de recuperar o velho título de Príncipe do Brasil (que ficava agora associado à família imperial brasileira).

Após a constituição de 1822 e subsequentes constituições, a atribuição deste título passou a ser regulada pelas leis fundamentais do reino, e investido sobre o Herdeiro Presuntivo do Reino como já era costume. O último príncipe que usou o título de facto foi D. Afonso de Bragança, Duque do Porto, na qualidade de tio e sucessor provisório do rei D. Manuel II, depois do assassinato de D. Carlos I e do príncipe D. Luís Filipe em 1908.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike