Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Move (sistema de transportes)
MOVE é o sistema Transporte Rápido por Ônibus implantado no município de Belo Horizonte. Constituído por uma rede de corredores exclusivos e estações de integração e de transferência ao longo das avenidas Antônio CarlosCristiano MachadoParanáPedro ISantos Dumont e Vilarinho, realizando uma conexão entre o hipercentro e o vetor norte do município e região metropolitana. O sistema foi inaugurado em 8 de Março de 2014, com operação inicial apenas no corredor Cristiano Machado e central - composto pelas avenidas Santos Dumont e Paraná. Posteriormente, os demais corredores do sistema foram inaugurados. Atualmente, encontra-se em operação uma rede de 23km de corredores que atendem a 500 mil passageiros por dia, se somadas as demandas municipal e metropolitana.

O implantação do BRT em Belo Horizonte foi anunciado oficialmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da BHTRANS em 16 de Dezembro de 2010 como proposta de mobilidade urbana para a cidade. O sistema faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, PlanMobBH, plano diretor elaborado pelo município entre 2003 e 2010 e que estabeleceu intervenções e diretrizes para os transportes e o trânsito da capital mineira até 2030. A implantação do BRT em Belo Horizonte é apontada como uma alternativa aos atrasos na modernização e ampliação do sistema de metrô da cidade, além de ter sido utilizado como oferta de mobilidade durante os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, que teve o Brasil como país-sede.

Grande parte da estrutura atual do MOVE advém do plano de Reestruturação do Transporte Coletivo de Belo Horizonte, o BHBUS, que implantou estações de integração tronco-alimentadas ao longo das regionais BarreiroNordeste e Venda Nova, além de vias exclusivas e/ou preferenciais para a circulação de ônibus em importantes corredores do município. As Estações de integração Venda Nova, Vilarinho e São Gabriel, atualmente integrantes do MOVE, anteriormente compunham o BHBUS, sendo reformadas e adaptadas às condições do BRT. A lógica de integração tronco-alimentada, com linhas alimentadoras partindo dos bairros em direção as estações e vice-versa, e linhas troncais partindo dessas estações em direção ao hipercentro e pólos urbanos também foi outro conceito apropriado do antigo sistema de transporte coletivo da capital mineira. O sistema BRT também foi implantado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com atendimento a 14 dos 34 municípios que compõem a aglomeração. Batizado de MOVE Metropolitano, a versão intermunicipal do Transporte Rápido por Ônibus tem gerenciamento e planejamento realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), através do programa Terminais Metropolitanos, anunciado em 2013.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike