Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Imigração espanhola no Brasil
A imigração espanhola no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de espanhóis para o Brasil. A maioria dos espanhóis foram trabalhar em plantações de café no estado de São Paulo, mas a sua presença também foi importante nos centros urbanos brasileiros. O censo nacional do IBGE não questiona a ancestralidade do povo brasileiro há décadas, por isso não há dados oficiais quanto ao número de brasileiros que descendem de espanhóis. No último censo a questionar a ancestralidade, o de 1940, brasileiros disseram ser filhos de mãe espanhola e filhos de pai espanhol. Os espanhóis natos eram e os naturalizados brasileiros, . Portanto, espanhóis e filhos de espanhola eram cerca de 1,5% da população do Brasil em 1940. Segundo outra pesquisa, de 1999, do sociólogo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman, 4,4% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter ancestralidade espanhola, percentual que, numa população de cerca de 200 milhões de brasileiros, representaria quase 9 milhões de descendentes.Em 2014, o El País afirmou haver 10 ou 15 milhões de descendentes de espanhóis no Brasil, mas salientou que não existem estudos sobre o tema.

No período colonial, particularmente durante a União Ibérica, espanhóis estabeleceram-se no Brasil, principalmente em São Paulo. Também foi significativa a presença de indivíduos de origem espanhola na zona fronteiriça do Sul do Brasil no período colonial.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike