Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Haile Selassie
Haile Selassie GCTE • GCBTO (também grafado Hailé Selassié); em ge'ez: ኃይለ፡ ሥላሴ, "Poder da Trindade"; Ejersa Goro23 de julho de 1892 – Adis Abeba27 de agosto de 1975), nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Rás Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador daquele país de 1930 a 1974. Herdeiro duma dinastia cujas origens remontam historicamente ao século XIII e, tradicionalmente, até ao Rei Salomão e à Rainha de Sabá, Haile Selassie é uma figura crucial na história da Etiópia e da África.

É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado, entre os adeptos do movimento rastafári, que contava com cerca de 600 mil a 800 mil adeptos em todo o mundo em 2005. Se forem contados naquele ano não só os praticantes da religião, mas também os seguidores do estilo de vida, o número sobe para cerca de dois milhões. Os rastafáris também o chamam de H.I.M., sigla em inglês para "Sua Majestade Imperial" (His Imperial Majesty), Jah, Rás Tafári e Jah Rastafari.

Durante o seu governo, a repressão a diversas rebeliões entre as raças que compõem a Etiópia, além daquele que é considerado como o fracasso do país em se modernizar adequadamente, rendeu-lhe críticas de muitos contemporâneos e historiadores.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike