Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra Uganda-Tanzânia
A Guerra Uganda-Tanzânia foi travada entre o Uganda e a Tanzânia ocorreu de 11 de outubro de 1978 até abril de 1979, e levou à derrubada do regime de Idi Amin. Às forças de Idi Amin foram incluídas milhares de soldados enviados por Muammar al-Gaddafi. A guerra foi única porque pertenceu aos dois tipos mais comuns de guerras africanas: as de libertação nacional dos poderes coloniais ou contra o sistema de apartheid, como na Argélia ou na África do Sul, e as disputas internas, como em Ruanda ou no Congo. Na guerra, a Líbia também participou ao lado de Uganda e os rebeldes ugandeses do lado da Tanzânia. A maioria dos Estados africanos forneceram apoio para a Tanzânia, mas não tomaram parte na guerra.

A guerra começou na invasão de Uganda em maio de 1978 e terminou com a queda de Kampala na primavera seguinte. Embora a guerra pôs fim ao capítulo sinistro da história de Uganda, o regime de Idi Amin, quando terminou a guerra com Tanzânia, o país permaneceu dividido pela guerra civil e os crimes contra a humanidade cometidos pelos governos e pelas forças rebeldes.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike