Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Estado satélite
Estado satélite é um dos nomes pejorativos que se lhe dá em política internacional a qualquer Estado que, se bem é nominalmente independente e reconhecido por outros, na prática se encontra supostamente sujeito ao domínio político ou ideológico de alguma potência. Da mesma forma que ocorre com termos similares como governo fantoche, a catalogação de um Estado como satélite é considerada partidarista e própria dos detratores dos governos em questão.

O termo, analogia aos corpos celestes que orbitam um maior, foi inicialmente utilizado pela imprensa ocidental capitalista para referir-se aos países da Europa Central e Oriental  do Pacto de Varsóvia e a Mongólia entre 1924 e 1990, devido a estreita relação desses países com a União Soviética durante a Guerra Fria. Outros países na esfera de influência soviética, como a Coreia do Norte — particularmente nas décadas posteriores à Guerra da Coreia — ou Cuba — especialmente depois que integrar-se ao Comecon — também foram catalogados como satélites da União Soviética nesse contexto. Por sua vez, a imprensa dos estados socialistas costumava usar definições de similar calibre para referir-se a estados capitalistas periféricos e os aliados dos Estados Unidos na OTAN, aliança capitalista criada em resposta ao Pacto de Varsóvia que se deu de 1945 a 1991.

Em tempos de guerra ou de tensão política, os estados de satélite, por vezes, servem como um tampão entre um país inimigo e a nação que a exercer controle sobre o satélite.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike