Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Crônica Anglo-Saxônica
A Crônica Anglo-Saxônica ou Crônica Anglo-Saxã (Anglo-Saxon Chronicle, em inglês) é um conjunto de anais em inglês antigo que narram a história dos anglo-saxões. O manuscrito original das crônicas foi escrito no final do século IX, provavelmente em Wessex, durante o reinado de Alfredo, o Grande. Várias cópias foram posteriormente feitas e distribuídas a vários mosteiros ao redor da Inglaterra, onde foram atualizados de forma independente.

Apenas nove manuscritos sobreviveram no todo ou em parte, mas nem todos têm igual valor histórico e nenhum é a versão original. O mais antigo parece ter sido iniciado no final do reinado de Alberto, e o mais antigo foi escrito na Abadia de Peterborough depois de um incêndio ter atingido o monastério em 1154. Quase todo o material das crônicas está no formato de anais, por ano. Para alguns períodos e lugares, porém, a crônica é a única fonte de informação sobrevivente. Contém registros que vão do ano 1 d.C. a 1154; dois dos manuscritos registram, ademais (com a data, incorreta, de 60 a.C.), a invasão da Grã-Bretanha por Júlio César. O título "anglo-saxônica" parece ter sido dado posteriormente, já que a primeira edição impressa (1692) intitulava-se Chronicum saxonicum.

Após a compilação original da crônica, diversos mosteiros receberam uma cópia e a atualizavam de maneira independente, por vezes registrando algo de importância local (e.g., a fertilidade da colheita) e ignorando eventos políticos mais distantes. A combinação dos anais individuais permite aos historiadores compreender o quadro geral dos eventos passados nos reinos anglo-saxões e constitui a primeira história escrita por europeus no vernáculo - neste caso, o inglês antigo ou anglo-saxão.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike