Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Casa de Saud
Casa de Saud (em árabe آل سعود‎; romanizado como Āl Suʿūd) é a casa real no poder na Arábia Saudita desde a criação do país em 1932. Contudo, a Casa de Saud têm se mostrado extremamente influente mesmo antes da criação do estado saudita. O atual chefe é o rei Salman da Arábia Saudita. Antes do rei Abdul-Aziz ibn Saud fundar o reino, a família tinha governado a região de Nejd, conflitando em várias ocasiões com o Império Otomano, o Xarife de Meca, e com família Al Rashid de Ha'il. A Casa de Saud passou por três fases: o primeiro Estado Saudita (1744-1818), o segundo Estado Saudita (1819-1891), e a nação da atual Arábia Saudita.

A história dos Al Saud foi marcada por um desejo de unificar a península arábica e para espalhar a sua versão particular do islã. A Casa de Saud defende a metodologia salafi do islã, e está ligada com a família do xeque Muhammad bin Abdul-Wahhab através do casamento de Muhammad bin Saud com a filha de Muhammad Abd al Wahhab, em 1744. A Arábia Saudita foi criada em 1932 quando Ibn Saud, que desde 1927 era rei de Hijaz e Nejd, unificou a região.

Embora alguns acreditam que número de membros da família sejam em torno de 25.000, a maioria das estimativas coloca o seu número na casa de 7000, sendo que o poder e a influência são exercidos por 200 descendentes do rei Abdul-Aziz bin Muhammad.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike