Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
1991 na música
1991 é considerado pela crítica especializada como um dos anos mais produtivos na história da música, não só pela quantidade de discos lançados mas também pelo fato de que estes discos mudaram profundamente o modo como a música vinha sendo feita até então, tendo um impacto muito grande em sua época e nas gerações seguintes até os dias de hoje. Alguns exemplos são os discos: Ten do Pearl JamNevermind do NirvanaBlack Album do Metallica e Loveless do My Bloody Valentine. Foi também em 1991 que a música eletrónica saiu do underground (onde se difundia e se abria para novas possibilidades) e se consolidou no mainstream. Um dos responsáveis por isto foi o disco Screamadelica da banda britânica Primal Scream, que tornou a Dance Music e o techno mais digeríveis para a crítica (que, naquela época, era um tanto relutante a estes novos movimentos que surgiam).

1991 foi muito importante em especial para o rock alternativo, podendo, este, ser dividido entre pré e pós-1991. Bandas de garagem que procuravam viver independentes da indústria da música antes de 1991 estavam concentradas em pequenos nichos, como: pequenos selos; dentro das faculdades com o college rock; e envolvidas com a cena underground nova-iorquina do No Wave/Noise rock. Havia, também, no Reino Unido, alguns movimentos como a Cena de Manchester. Após 1991, devido à grande qualidade dos discos lançados por essas bandas e a caça que as grandes gravadoras iniciaram em busca da "nova banda de garagem" (o "novo Nirvana") do momento, este gênero ganhou o mainstream. Houve a explosão do Grunge, o lançamento de "Loveless" (marco para o Shoegaze), o Pixies lançou seu último disco e em seguida se dissolveu, R.E.M. lançou seu Out of Time, o Smashing Pumpkins lançou seu disco de estreia, Gish, a banda Blur lançou também seu disco de estreia, Leisure, e foi lançado Screamadelica, da banda britânica Primal Scream, entre muitos outros acontecimentos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike