Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ventosaterapia
Ventosaterapia (representada em chinês pelo ideograma 拔罐) é uma forma milenar de medicina alternativa que emprega ventosas. Como quase todas as medicinas alternativas, a prática se baseia na crendice popular e carece de fundamentação médica convencional válida, sendo considerada uma pseudociência. Não há comprovação científica de seus supostos efeitos benéficos. Além disso, pode ser nociva à saúde do paciente (queimaduras e irritação da pele).

Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em diversas civilizações, como a européia, oriental, africana e indígena. Os índios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a Europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.

Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que expande o ar aí existente. Após aplicação numa área da pele, o ar aquecido começa a arrefecer e forma-se um vácuo parcial no seu interior. A diferença de pressão entre o ar interior e o exterior acaba por gerar uma força de sucção.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike