Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Titina
Titina são imensos filamentos de polipeptídeos, que mantêm a integridade estrutural dos sarcômeros (Kellermayer et al.,1997). A elasticidade da titina é baseada no desdobramento reversível de sua estrutura FN3 dominio e da imunoglobulina. Nenhum outro mecanismo parece possível de alcançar 4 vezes a extensão da banda I durante o alongamento da fibra muscular (Ericksen,1994).

A titina (também denominada de conectina) é uma proteína elástica extremamente longa que percorre paralelamente ao arranjo ordenado dos miofilamentos e se estende da linha | para a linha M no centro do filamento da miosina e mantém o sarcômero no centro durante contração e relaxamento (Horowits,1992). Presume-se que a miosina associada ao segmento da titina não se alongue (Erickson,1994).

Quando o sarcômero é alongado, a região da molécula de titina encontrada na banda A, geralmente comporta-se como se ela fosse rigidamente ligada aos filamentos grossos e impede o alongamento (Horowits, 1992). Provavelmente pela interação dos filamentos grossos e outras proteínas relacionadas. Resistência passiva quando o músculo é alongado origina-se da banda I. E a parte da titina que se encontra na linha z é complacente ao alongamento. E parece bem estabelecido que a banda I da titina estende durante alongamento do sarcômero (Erickson,1994). E tem sido sugerido que a elasticidade da titina deriva do desdobramento reversível da disposição linear da imunoglobulina (Ig) e da fibronectina tipo III (Kellermayer et al., 1997).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike