Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Sé titular
Sé titular, na Igreja Católica Romana, é uma circunscrição eclesiástica (diocese ou arquidiocese) histórica, existindo apenas no título. O ordinário de uma sé titular é um prelado sem jurisdição territorial. Normalmente é designada uma sé titular para bispos auxiliares ou ocupantes de funções na Cúria Romana. Os bispos que renunciam ao munus pastoral por limite de idade recebem o título de emérito.

Normalmente, os documentos da Cúria Romana pelo qual é feita uma nomeação para uma Sé titular, tem a seguinte explicação: é o costume da Sé Apostólica sobre os bispos, a conferir o título de uma dessas igrejas que no passado um dia floresceu com o esplendor da virtude e do progresso da religião, mas como resultado das mudanças e do passar do tempo, não pode agora perder a sua antiga glória resplandecente. O Vaticano espera que a Sé titular volte um dia a ser uma diocese novamente ativa.

Durante a expansão histórica do cristianismo, a Igreja Católica Romana foi ampliada, no entanto, em algumas áreas do mundo onde o cristianismo floresceu uma vez, a presença da Igreja Católica Romana está agora diminuindo ou desaparecendo. Igrejas locais fundiram-se, outras foram convertidos ao Islã. Outras Sé titulares surgiram devido a reorganizações de algumas dioceses que foram absorvendo uma ou mais dioceses. Às vezes, a cidade anfitriã da diocese foi transferida para outra cidade e da diocese em questão era reconhecida como sendo a sede original. A Igreja Católica aprovou a prática de atribuição de bispos titulares como uma maneira de lembrar essas dioceses. Até 1882, essas dioceses foram marcadas pela frase em latim In partibus infidelium ("no território dos infiéis") ou simplificado, in partibus.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike