Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Pidyon haben
Pidyon haben (em hebraico פדיון הבן) ou redenção do primogênito é o nome dado ao ritual judaico onde cada judeu (exceto cohen ou levi) deve redimir seu filho primogênito nascido de parto natural (sem cesariana, nem aborto anterior) de mãe judia (linhagem matrilineal, e que também não seja cohen nem levi). Como lembrança de que todo primogênito é santificado à Deus, resgata-se este filho pagando cinco shekalim (que eram moedas de prata pura) ou objeto de valor semelhante, entregues ao cohen durante a cerimônia. Se por algum motivo a criança não foi resgatada no tempo correto, isto deve ser feito na primeira oportunidade, mesmo que o menino já seja adulto (onde ele mesmo deve resgatar-se diante do cohen).

Veja mais na Wikipédia.org...

 
Apresentação de Jesus no Templo
A Apresentação de Jesus no Templo, festividade litúrgica celebrada no dia 2 de fevereiro, celebra um episódio da infância de Jesus. Na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, ela é uma das doze Grandes Festas, e é por vezes chamada de Hypapante (literalmente "Encontro", em grego); outros nomes tradicionais são Dia de Nossa Senhora das Candeias, ou da Candelária, ou da Purificação da Virgem Maria. Na Igreja Católica Romana, esta festividade religiosa é uma das mais importantes, realizada entre a Festa da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa do Trono de São Pedro, no dia 22 de fevereiro.

No rito latino da Igreja Católica, a Apresentação de Jesus no Templo é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festividade tem sido referida como a festa da Apresentação do Senhor.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike