Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Síndrome do ovário policístico
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP), também conhecida como “síndrome de Stein-Leventhal”, “doença cística do ovário”, “anovulação crônica hiperandrogênica” e "Polycystic Ovary Syndrome" (em inglês, sendo igualmente referida, neste idioma, pela sigla PCOS), vem a ser uma grave e crônica (e até o presente momento incurável) endocrinopatia muito frequente entre as mulheres.

Conquanto seja detentora de uma variada gama de causas que ainda não foram inteiramente compreendidas pela ciência, pesquisas apontam no sentido de que tal síndrome possua raízes genéticas . Ocorre, todavia, que a ciência também vem conseguindo demonstrar que a SOP pode igualmente ser causada, estar relacionada e/ou ser agravada por impactos no período pré-natal, fatores epigenéticos, impactos inter-relacionados ao meio ambiente (especialmente em função da contaminação ocasionada pelos chamados disruptores endócrinos industriais , tais como o Bisfenol A - BPA - este muito presente em produtos plásticos - e determinados fármacos) e pelos crescentes índices de obesidade . Vide a respeito, neste artigo, o tópico "Causas da Síndrome do Ovário Policístico".

Acredita-se que a Síndrome do Ovário Policístico alcance até 20% (alcançando o pico de 26% no Reino Unido, conforme critério de Rotterdam) das mulheres em idade reprodutiva (aproximadamente entre 12 a 45 anos) , manifestando-se, em geral, a partir da puberdade; tendo em vista as suas interações clínicas e bioquímicas, o estudo da síndrome interessa, igualmente, a várias outras áreas do conhecimento .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike