Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Juju
Jùjú (em iorubá), na África Ocidental refere-se ao poder sobrenatural atribuído a um objeto.
  • Juju, Um estilo de música popular nigeriana, derivados da tradicional percussão Yoruba
  • , (também chamado Legend of Juju, Juju, ou simplesmente Toki) foi um videogame originalmente para arcade
  • Juju Wilson, nome de uma reputada artista aborígine australiana.

Veja mais na Wikipédia.org...

 
Juju (música)
Juju (em português), Jùjú (em yorubá), Jùjú music (em inglês), é um estilo de  música popular nigeriana, derivada da tradicional Música yorubá de percussão. Surgiu na década de 1920 em clubes nas zonas urbanas de todo o país. As primeiras gravações de Jùjú foram feitas por Tunde King e Ojoge Daniel nos anos 1920.

Após a Segunda Guerra Mundial, instrumentos elétricos começaram a ser incluídos, e músicos pioneiros como I. K. Dairo, King Sunny Adé e Ebenezer Obey fizeram do gênero o mais popular na Nigéria, incorporando novas influências como funkreggae e Afrobeat e criando novos sub-gêneros como o yo-pop. Esta música, diferentemente do apalasakara, e fuji, não foi criada pelos yorubás muçulmanos, e por isso é secular. Adé foi o primeiro a incluir o pedal steel guitar, que já tinha sido utilizado apenas em música country americana. Nas apresentações, é comum a plateia atirar dinheiro para os músicos de Jùjú, e esta tradição é conhecida como "spraying."

Afro-juju é um estilo de música popular nigeriana, uma mistura de Juju e Afrobeat. Sua mais famosa expoente foi Shina Peters, que era tão popular que a imprensa a chamou de fenômeno "Shinamania". O auge de popularidade do Afro-juju chegou no início dos anos 1990.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Macumba
Macumba é uma designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Brasil e fortemente influenciados por religiões como o espiritismoocultismocandomblé, e cultos ameríndios. "Macumba" também pode se referir a um antigo instrumento musical de percussão africano, uma espécie de reco-reco.

Além dessas duas acepções o termo macumba tem uso popular como sinônimo de "ebó, feitiço, coisa-feita", segundo Câmara Cascudo. Neste sentido tem-se como exemplo recente a letra da composição de Dudu Nobre e Zeca Pagodinho, "Vou botar teu nome na Macumba", que diz "Eu vou botar!/ Eu vou botar teu nome na macumba/ Vou procurar uma feiticeira/ Fazer uma quizumba/ Pra te derrubar".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike