Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Inglingos
Os Inglingos, Ynglings ou Ynglingos - em sueco Ynglingaätten - foram uma dinastia lendária de reis escandinavos, presumivelmente do séc. I ao séc. IV, que reinou em parte da atual Suécia, com sede em Uppsala . Mais tarde, membros da dinastia teriam passado à Noruega.
A dinastia é conhecida através de antigos poemassagas e crónicas medievais escandinavas.
Os reis mais antigos são certamente de caráter lendário, com as fontes assumindo sua ascendência entre os deuses do panteão nórdico. Os reis mais recentes, porém, são mais "históricos" e aparecem referenciados em mais obras.

A fonte mais antiga sobre os Inglingos é a Ynglingatal (Enumeração dos reis Yngling), um poema de finais do século IX escrito pelo escaldo (poeta) Thjodolf de Hvinir que descreve a linhagem da dinastia dos reis noruegueses desde seus ancestrais divinos até o relativamente obscuro rei Ragnvaldo Olafsson, primo do rei norueguês Haroldo Cabelo Belo (c. 850 – c. 933). A Ynglingatal, escrita na Noruega, conecta a dinastia real norueguesa não só aos deuses como também aos célebres Yngling suecos de Uppsala, tendo assim uma função propagandística. Ynglingatal foi usada como modelo para o poema Háleygjatal, que comemora os ancestrais dos jarls de Lade desde Odin até Haquino Sigurdsson (m. 995), com fins propagandísticos similares.

A Ynglingatal foi utilizada como fonte pelo escritor islandês Snorri Sturluson para a sua Saga dos Inglingos, redatada como seção introdutória da crónica Heimskringla (História dos reis da Noruega) no início do século XIII. A obra de Snorri descreve os Inglingos como sendo descendentes dos deuses nórdicos. De acordo com Snorri, os suecos foram inicialmente governados por Odin, seguido de Njord e finalmente Frey (ou Yngvi-Frey), o primeiro rei Ynglingo, que fez de Uppsala sua capital. Seu filho, Fjolnir, é o primeiro rei que aparece no Ynglingatal, e a partir deste ponto a obra de Snorri segue fielmente a Ynglingatal.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike