Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
História da Namíbia
Os primeiros seres humanos a habitar o atual território namibiano foram os khoisan, povos caçadores-coletores. Por volta do século 1, com a expansão banta pelo sul da África, os bantos passaram a ser a etnia predominante no atual território namibiano, expulsando ou se mesclando aos khoisan. O atual porto de Walvis Bay foi descoberto pelos europeus em 1487 pelo navegador português Bartolomeu Dias, mas a região não foi reclamada para a coroa portuguesa, provavelmente por estar isolada no meio do deserto do Namibe. Em Janeiro de 1793Walvis Bay foi reclamada pelos holandeses. Em 1878, com a anexação da colónia do Cabo da Boa Esperança pelos ingleses, Walvis Bay passou a fazer parte dos domínios ingleses no sul da África.

Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano, que correspondia ao atual território da Namíbia. Entre 1904 e 1907, os hereros e os namaquas se revoltaram contra o domínio alemão: em resposta, os alemães realizaram o genocídio dos hererós e namaquas. O domínio alemão durou até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com a derrota alemã na guerra, a União Sul-Africana (atual África do Sul) obteve o mandato da Liga das Nações para administrar o território. Porém, em 1945, a União Sul-Africana não o substituiu por um mandato da Organização das Nações Unidas (a organização internacional que sucedeu a Liga das Nações nesse ano), ficando a ocupar o território ilegitimamente como se fosse uma quinta província sul-africana (na época, a União Sul-Africana era dividida em quatro províncias).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike