Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Governo do Japão
O governo do Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é limitado, relegado principalmente para funções cerimoniais. O seu papel é definido pela Constituição de 1947 como "o símbolo do Estado e da unidade do povo". O poder é executado principalmente pelo e de outros membros eleitos da Dieta, enquanto que a soberania é investida sobre o povo japonês. O Imperador efetivamente atua como chefe de Estado em ocasiões diplomáticas. Akihito é o atual imperador do Japão. Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão encontra-se como o próximo sucessor na linha para o trono.

O órgão de legislação do Japão é a Dieta Nacional, um parlamento bicameral. A dieta é constituida pela Câmara dos Deputados com 480 lugares, eleitos por voto popular a cada quatro anos ou quando dissolvida, e uma Câmara de Vereadores de 242 assentos, da qual são eleitos popularmente os membros constituintes, servindo um mandatos de seis anos. Existe sufrágio universal para adultos com mais de 20 anos de idade, com um voto secreto para todos os cargos eletivos. Em 2009, o Partido Democrático do Japão assumiu o poder após 54 anos do liberal conservador Partido Liberal Democrático.

O primeiro-ministro do Japão é o chefe de governo. O cargo é nomeado pelo Imperador do Japão depois de ter sido designado pela Dieta entre os seus membros o qual deve gozar da confiança da Câmara dos Deputados para permanecer no cargo. O primeiro-ministro é o chefe do gabinete (a tradução literal do título japonês é de "primeiro-ministro do Conselho de Ministros") o qual nomeia e demite os ministros de Estado, a maioria dos quais devem ser membros da Dieta. Shinzo Abe atualmente serve o Japão enquanto primeiro-ministro.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike