Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Espada de Osman
A Espada de Osman era um importante arma de cerimónia que era usada durante a entronização dos sultões do Império Otomano. A espada deve o seu nome a , o fundador da dinastia de Osman. A tradição começou quando Osman foi cingido com a espada do Islão pelo seu mentor e sogro . O cingimento com a espada era uma cerimónia vital que ocorria nas duas semanas a seguir à ascensão ao trono. Tinha lugar no complexo funerário da Mesquita de Eyüp, numa encosta da margem sul do estuário do Corno de Ouro, em Istambul.

Apesar da distância entre o Palácio de Topkapi, onde residia o sultão, e Eyüp ser curta, o monarca embarcava com grande pompa num barco para subir o Corno de Ouro. O complexo funerário de Eyüp foi mandado construir por em honra de Abu Ayyub al-Ansari, um companheiro do Profeta Maomé que teria morrido durante o primeiro cerco muçulmano de Constantinopla . Assim, o cingimento da espada ocorria em terreno considerado sagrado e ligava o recém-entronizado sultão tanto aos seus antepassados do como à pessoa do Profeta.

O facto do emblema pelo qual o sultão era entronizado ser uma espada era altamente simbólico: mostrava que o cargo de que era investido era em primeiro lugar e acima de tudo o de um guerreiro. A Espada de Osman era cingido ao novo sultão pelo Xarife de Konya, um dervixe Mevlevi que era chamado a Istambul para esse propósito. Esse prvilégio eatva reservado aos homens daquela ordem sufista desde o tempo em que Osman I estabeleceu a sua residência em Konya, antes da capital ser movida para Bursa e depois para Constantinopla.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike