Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Dinastia de Anjou
A dinastia de Anjou, geralmente referida simplesmente como os angevinos, era uma família nobre de origem franca que surgiu como os governantes do Reino de Jerusalém e do Reino da Inglaterra no século XII. Fundada por Ingelger durante o Império Carolíngio no século IX, os angevinos surgiram como parte da nobreza feudal menor na província francesa de Gâtinais, chegando a tornar-se viscondes de Angers. De acordo com o filho de Ingelger, Fulque I de Anjou, o território da família foi ampliado para criar o Condado de Anjou, um feudo do Reino da França. Os governos dos primeiros condes de Anjou foram marcados por lutas de poder com as províncias vizinhas, como Normandia e Bretanha pela supremacia regional, resultando na influência angevina que se estendeu de Anjou até Maine e Touraine. No início do século XII, Fulque, o filho, passou a Cruzada, forjando ligações valiosas com a Ordem dos Templários e, posteriormente, de herdar o Reino de Jerusalém, através do casamento a filha de Balduíno II de Jerusalém, Melisende em 1131.

Godofredo V de Anjou, apelidado de Plantageneta, filho mais velho de Fulque V de Anjou por sua primeira esposa, conseguiu Anjou em 1129 após a saída de seu pai para Jerusalém, enquanto Balduíno III de Jerusalém, filho mais velho de Fulque com Melisende, herdou Jerusalém após a morte de Fulque em 1143. O ramo de Jerusalém da família continuou até o fim com Isabel em 1205, embora brevemente interrompido pela turbulência em torno da queda de Jerusalém e a Terceira Cruzada. A linha sênior da família, através do casamento de Godofredo V com a imperatriz Matilda, viúva do Henrique V, Sacro Imperador Romano-Germânico, recebeu o controle da Inglaterra e da Normandia de 1154, e o casamento de Godofredo II, Duque da Bretanha, filho Henrique II de Inglaterra e de Leonor da Aquitânia expandiu participações da família para o que mais tarde foi chamado de Império Angevino. Depois de João I de Inglaterra perdeu o território continental dos angevinos, juntamente com Anjou aos capetianos em 1204, a família tornou-se conhecida como a Casa de Plantageneta , adotando o apelido de Godofredo V de Anjou e a decisão da Inglaterra até o reinado de Ricardo II de Inglaterra, após o que a sucessão foi disputada por dois ramos de cadetes, a Casa de Lencastre e a Casa de Iorque .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike