Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Bolha de crédito
A chamada Bolha de crédito é um fenômeno financeiro. A "bolha" origina-se em mercados quando a única coisa que sustenta a progressão do mercado é a entrada de novos participantes, num esquema em pirâmide natural. Visto que o número de participantes possível é finito, todas as bolhas possuem um final previsível - ainda que geralmente seja difícil prever quando acontecerá - porque, por um lado, a relação dívida mais serviço da dívida/rendimento é crescente, criando uma situação insustentável a longo prazo; por outro, as condições de captação de novos devedores precisam ser cada vez mais atraentes, visto que cada vez existem menos devedores potenciais com capacidade de endividamento. Assim, ao longo do tempo assistiu-se na maioria dos países desenvolvidos Ocidentais a concessão de facilidades crescentes: prazos cada vez mais longos, de até 50 anos, com longos períodos de carência - "interest only" - nos quais só se pagam juros; condições de pagamento extremamente flexíveis, em que o devedor escolhe o montante a pagar mensalmente; taxas de juros promocionais durante um certo período ("teaser rates"); financiamentos a 100%, sem comprovação da renda do devedor ("stated income").

Ao facilitar ao crédito, por um lado esta bolha de crédito diminui o incumprimento ao facilitar o refinanciamento ("a rolling loan gathers no loss", uma dívida refinanciada não incumpre). Por outro, como os critérios são piores e os rácios de endividamento mais elevados, o risco de incumprimento da dívida aumenta substancialmente.

Um mecanismo que permitiu a atribuição de crédito de qualidade cada vez pior, foi a titularização e a criação de estruturados de crédito. Por um lado a titularização de créditos permitiu vender facilmente crédito, por outro a criação de estruturados permitiu transformar crédito de baixa qualidade quase totalmente em crédito de alta qualidade. Isto é conseguido pela divisão do estruturado em parcelas (tranches), e pela atribuição das primeiras perdas às tranches mais baixas, o que eleva o rating (a qualidade) das tranches restantes. Adicionalmente a segurança das tranches pode ser aumentada pela "overcollaterization", pelo uso de seguros de crédito, e pela presença de uma tranche de "equity".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike