Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Bisonte
Os bisontes ou bisões são grandes mamíferos ungulados e ruminantes do género Bison, da família Bovidae, com duas espécies ainda existentes: o bisonte-europeu, Bison bonasus; e o bisonte-americano, Bison bison. Têm cornos curtos, negros, curvados para cima e para o eixo do animal e os ombros elevados numa bossa e com uma forte cobertura de pelos longos; os cascos são redondos e negros. O bisonte-europeu (também chamado wisent, em inglês) tem uma juba e barba menos luxuriantes que o americano (também chamado buffalo, embora os verdadeiros búfalos sejam animais da mesma família, mas da África e da Ásia), enquanto que estes têm as pernas mais curtas.

Os machos podem atingir uma altura ao nível dos ombros de cerca de 1,7 metro, um comprimento do corpo de 3,6 metros e um peso de 1 130 quilogramas, enquanto que as fêmeas são menores. A pelagem de inverno do bisonte-americano é castanha-escura e esparsa, mudando na primavera para um pelo curto e castanho-claro. Também é menos luxuriante nas fêmeas que nos machos. O seu tempo de vida é de 30 a 50 anos. Os homens das cavernas usavam, como machado, uma omoplata de um bisonte.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Bisão-americano
O bisão-americano, bisonte-americano ou búfalo-americano (Bison bison) é uma espécie de bisão (bisonte) que habita a América do Norte. Pastam nas pradarias, em grandes manadas, migrando para o sul durante o inverno, e já foi extremamente abundante. Antes da colonização europeia da América, eram caçados pelos nativos americanos, mas os colonizadores quase os exterminaram. Tornou-se quase extinta por uma combinação de caça comercial e abate no Século XIX e introdução de doenças de bovinos provenientes de gado doméstico, e fez um recente ressurgimento em grande parte restrita a poucos parques e reservas nacionais. Sua escala histórica mais ou menos formado um triângulo entre o Grande Lago do Urso no extremo noroeste do Canadá, ao sul de estados mexicanos de Durango e Nuevo León, e no leste da costa atlântica dos Estados Unidos de Nova Iorque para a Geórgia e por algumas partes para a Flórida.

Duas subespécies foram descritas: Bisão-da-planície (Bison bison bison), menores em tamanho e com uma corcunda mais arredondada, e o bisão-da-floresta (Bison bison athabascae), o maior dos dois e ter uma corcunda mais alta e quadrada. Além disso, tem sido sugerido que o Bisão-da-planície do norte consiste de um (Bison bison montanae) e uma subespécie do sul, elevando o total para três. No entanto, isto geralmente não é suportada. O bisão-da-floresta é uma das maiores espécies selvagens de Bovídeos no mundo, superado apenas pelo Gauro e Búfalo selvagem asiático. É o maior animal terrestre existente na América do Norte.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike