Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Acesso aleatório
Em ciência da computação, acesso aleatório é a capacidade de acessar um elemento arbitrário de uma seqüência em tempo igual. O contrário é o acesso sequencial, onde um elemento mais distante leva mais tempo para ser acessado. Uma forma típica de diferenciar ambos é comparar um antigo rolo de pergaminho (sequencial— todo o material que antecede os dados desejados deve ser desenrolado) e um livro (aleatório— pode ser aberto imediatamente em qualquer página aleatória). Um exemplo mais moderno é comparar a fita cassete (sequencial—você tem de fazer um avanço rápido pelas canções no início da fita para poder chegar às últimas) com o CD-ROM (acesso aleatório—você pode pular direto para a faixa desejada). A expressão memória de acesso aleatório (RAM), todavia, é usada para chips semicondutores de memória usados nos computadores. O termo foi também usado para descrever as memórias de ferrite nos antigos computadores.

Em estrutura de dados, acesso aleatório implica a capacidade de acessar a N-ésima entrada numa lista de números em tempo constante. Poucas estruturas de dados, podem garantir isso, além de arrays (e estruturas relacionadas como matrizes dinâmicas). Acesso aleatório é crítico em muitos algoritmos, tais como quicksort e pesquisa binária. Outras estruturas de dados, tais como listas ligadas, sacrificam o acesso aleatório em nome de inserções e exclusões.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike