Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Viva la Vida or Death and All His Friends
Viva la Vida or Death and All His Friends, muitas vezes referido somente como Viva la Vida (pronúncia em espanhol: ['bißa la 'ßiða]) é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de rock alternativo Coldplay, lançado em 11 de junho de 2008 pela gravadora Parlophone. O nome do álbum foi dado após uma expressão espanhola que se traduz no inglês como "long live life". Liricamente, o álbum contém referências para a vida, morte e guerra.

As sessões de gravação do álbum começaram em junho de 2007 e terminaram em abril de 2008. Foi produzido por Jon Hopkins, Rik Simpson, Markus Dravs e Brian Eno. O álbum foi o primeiro a ser produzido por este último. A banda resolveu explorar estilos experimentais, pois Eno havia exigido um som diferente a cada música do álbum, e expandiu os seus interesses musicais durante a gravação de Viva la Vida. A banda estava querendo fazer um álbum que durasse menos de 42 minutos. Como resultado, o álbum teve uma duração maior do que o desejado. O desenvolvimento do álbum atrasou a data de lançamento várias vezes.

Viva la Vida foi recebido com sucesso crítico e comercial. Cinco singles foram lançados para promover o álbum; "Violet Hill" e "Viva la Vida" em maio de 2008, "Lovers in Japan" e "Lost!" em novembro de 2008, e "Strawberry Swing" em setembro de 2009. "Viva la Vida" se tornou a primeira canção da banda alcançar o topo das paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido. O álbum recebeu diversas críticas positivas, e teve um placar agregado de 72% na Metacritic. Venceu na categoria Melhor Álbum de Rock no Grammy Awards de 2009 e foi o álbum mais vendido de 2008. Viva la Vida foi relançado em 25 de novembro de 2008 em uma edição de luxo que contém o álbum original mais o EP Prospekt's March.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike