Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Takelot II
Takelot II foi um rei da XXII dinastia egípcia sucedeu a seu pai Osorkon II em 850 a.C. e reinou até 825 a.C. teve um reinado bastante conturbado tendo os senhores feudais ganho muito poder. Conseguiu no entanto manter a estabilidade no sul do reino, onde Nimlot, seu meio irmão se encontrava no poder em Tebas como Sumo Sacerdote de Ámon. Nimlot consolidara a sua posição avançando em direcção ao norte até à cidade de Heracleópolis e colocando no poder à frente daquela cidade o seu filho Ptahuedjankhef.

Ainda para reforçar o seu poder casou a sua filha Karomama II com Takelot II, consolidando assim uma ligação entre o norte e o sul, tornando-se sogro do seu meio irmão. Karomama II terá sido enterrada em Tebas, uma vez que apareceram algumas suas figuras uchabti de vidrado verde provenientes de Tebas.

No ano 11 do reinado de Takelot II surgiram problemas a este monarca com a morte de Nimlot, pois surgiu a questão da sua sucessão no lugar de Sumo Sacerdote de Ámon o que causou guerra aberta. Tebas, conduzida por um Horsaisis que pretendia descender do rei seu homónimo,e se revoltou contra a escolha de Takelot II: o seu filho, o príncipe Osorkon. Ptahuedjankhef, governador em Heracleópolis, deu apoio à decisão de Takelot II, garantindo ao príncipe Osorkon uma rota fácil para o sul, passando pelo seu território e fortaleza. Os rebeldes, apanhados foram aniquilados, os seus chefes executados, e os seus corpos quimados para impedir a sua vida no além. A paz durou pelos 4 anos seguintes, até que no ano 15 do reinado de Takelot II o Egipto foi de novo avassalado por uma guerra civil. Esta guerra durou quase 10 anos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike