Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Soeiro Mendes da Maia
Soeiro Mendes da Maia o Bom (morto entre 1103 e 1108), filho de Mendo Gonçalves da Maia, 3º senhor da Maia, e de Leodegúndia Soares Tainha, filha de Soeiro Guedes e de Leodegúndia Tainha, foi um rico-homem e membro da linhagem dos Maia, um dos mais importantes do Condado Portucalense na Idade Média. "O mais poderoso e mais nobre de todos os portugueses" (Prepotens et nobilissimus omnium Portugalensium), como se refere um documento do Mosteiro de Santo Tirso, foi o protector de Teresa de Leão e o mais categorizado auxiliar de Henrique de Borgonha.

Em reconhecimento pelos seus bons serviços, em 23 de novembro de 1097 o conde Henrique lhe doou o couto de Santo Tirso que em 23 de março de 1098 Soeiro doou, com seus porções da igreja e do mosteiro de Lavra, a terça parte do seu gado, e outras propriedades ao abade Gaudimiro do Mosteiro de Santo Tirso pela salvação de sua alma., Acompanhou ao conde Henrique a Sahagún e em 1103 governou o Condado durante a ausência do conde assim como várias terras.

Soeiro morreu emtre 1103 e 1108, "provavelemente fora do pais".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike