Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Senhorio da Transjordânia
O Senhorio da Transjordânia, Senhorio de Oultrejordain ("para além do Jordão" em francês antigo), Senhorio de Transjordão, Transjordânia ou Senhorio de Montreal foi um feudo dos estados cruzados localizado em uma área extensa e apenas parcialmente identificada, a leste do rio Jordão, anteriormente conhecida como Edom e Moabe. Posteriormente os seus territórios seriam parte do Emirado da Transjordânia, e actualmente da Jordânia.

A sul, os seus territórios estendiam-se através do deserto de Negev até ao golfo de Ácaba (Ile de Graye, actualmente Ilha do Faraó). Na antiga região de Galaad não havia fronteiras definidas: a norte encontrava-se o mar Morto e a leste a região das caravanas e rotas de peregrinação do Hejaz, sob o domínio do sultão de Damasco.

Segundo João de Ibelin, Transjordânia era um dos quatro principais vassalos do Reino de Jerusalém (os outros três eram o Condado de Jafa e Ascalão, o Principado da Galileia e o Senhorio de Sídon). No século XIII foi chamado de senhorio por este jurista cruzado, mas poderá ter sido tratado como um principado no século XII.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike