Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
SPK
Sozialistisches Patientenkollektiv (pt:Coletivo de Pacientes Socialistas) ou SPK, foi um coletivo de pacientes alemães, ativo entre 1970 e 1971, que combatia a os médicos como 'inimigos' da classe, via o capitalismo como a causa das doenças físicas e mentais e usava a doença como arma contra a sociedade capitalista.

O grupo foi oficialmente fundado na Universidade de Heidelberg em 2 de março de 1970 pelo Dr. Wolfgang Huber, sua mulher Ursula e cerca de 40 pacientes da Clínica Psiquiátrica de Heidelberg. Num apartamento de quatro quartos em Heidelberg, o SPK tinha como objetivo criar um ambiente livre para uma terapia política e reenquadrando as doenças da mente e do corpo como uma contradição criada pelo capitalismo. Eles acreditavam que os doentes formavam uma classe revolucionária de cidadãos despossuídos, que poderiam ser radicalizados para lutar contra a opressão. Além disso, acreditavam que a doença socializava a todos, pois atingia a cidadãos da classe médiaoperários e camponeses. Como em outras experiências psiquiátricas, eles questionavam a divisão entre pacientes e médicos, mas iam ao ponto de clamar pela extinção da classe médica. Seus integrantes produziam folhetos explicativos e pediam às universidades que aumentassem a consciência e o reconhecimento de sua experiência terapêutica; realizavam terapia individual e em grupo, trabalhando de 09:00 às 22:00 ou mais.

O grupo logo ficou sob as críticas da direção da Universidade e das clínicas psiquiátricas, e os fundos do SPK, seu espaço de trabalho e o salário dos médicos empregados nas terapias ficaram ameaçados. No outono de 1970, um painel de seis especialistas psiquiátricos foi formado para analisar as ações do SPK, se benéficas ou prejudiciais aos pacientes, e três deles ficaram a favor e três contra os métodos empregados. Mesmo estudantes dos movimentos esquerdistas se colocavam contra o monopólio que o SPK tinha sobre o emprego da terapia psiquiátrica na universidade. O supervisor geral da bancada de analistas acabou colocando-se ao lado dos contra o SPK e seu financiamento foi encerrado.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike