Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
São Cristóvão (bairro do Rio de Janeiro)
Bairro Imperial de São Cristóvão é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu povoamento lusitano começou com a fundação da Igreja de São Cristóvão em 1627, então à beira-mar. Na época, os pescadores amarravam as suas embarcações junto às portas da igreja para comparecer às missas, e logo tornou-se uma vila de pescadores e comerciantes. Em 1803 ergueu-se um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da baía de Guanabara, que ficou conhecido como "Paço de São Cristóvão", o qual foi escolhido por D. João VI para ser o Palácio Real da Casa de Bragança, sete anos mais tarde; o que foi mantido mesmo após da Independência do Brasil; tornando-se o Palácio Imperial; sendo vizinhado por outros solares onde residiam as famílias da nobreza; o que lhe deu a alcunha de Bairro Imperial. Com o golpe de estado que instalou a república, a elite se redirecionou para os jovens bairros de Botafogo e Copacabana, e o Palácio tornou-se a atual sede do Museu Nacional.

Faz limite com os bairros históricos de Caju e Santo Cristo, com os movimentados e recentes bairros de BenficaPraça da Bandeira, e Maracanã, com a Mangueira, a oeste; e do bairro Vasco da Gama, que foi desmembrado de São Cristóvão em 1998.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike