Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Roaring Twenties
Roaring Twenties ( - tradução livre) é um termo às vezes usado para se referir à década de 1920 como um período de efervescência cultural em Nova YorkChicagoParisBerlimLondres e em muitas outras grandes cidades, durante uma época de sustentada prosperidade econômica. Os falantes do francês chamavam o período de "années folles" , enfatizando o dinamismo social, artístico e cultural da época. "O retorno à normalidade" chega à política em substituição ao patriotismo hiper-emocional durante a Primeira Guerra Mundial, a música jazz floresce, as flappers redefinem a feminilidade moderna e a art déco chega. Economicamente, o período é marcado pela difusão em larga escala do uso de automóveistelefonesfilmes e energia elétrica, um crescimento industrial sem precedentes, um aumento acelerado da demanda dos consumidores e mudanças significativas no estilo de vida e na cultura da época. Os meios de comunicação focavam-se em celebridades, especialmente em heróis dos esportes e estrelas do cinema, enquanto cidades enraizadas pelas suas equipes locais enchiam os novos cinemas palacianos e estádios gigantescos. Na maioria dos principais países ocidentais mulheres recebiam o direito de votar pela primeira vez. Quando, em 1929, a Quinta-Feira Negra encerra o período, enquanto a Grande Depressão espalha-se pelo mundo, trazendo anos de escuridão e sofrimento em todo o planeta.

Os movimentos sociais e culturais conhecidos como os Roaring Twenties começaram nos principais centros metropolitanos, especialmente Chicago, Nova OrleansLos Angeles, Nova York, Filadélfia, Paris e Londres, e então se espalhou ferozmente por uma década após a Primeira Guerra Mundial. Por volta da segunda metade do período, a prosperidade era generalizada e a época mais tarde tornou-se conhecida como os "Anos Vinte Dourados" .

O espírito dos Roaring Twenties era marcado por um sentimento geral de descontinuidade associado com a modernidade e com uma ruptura com as antigas tradições. Tudo parecia ser viável através da tecnologia moderna. Novas possibilidades tecnológicas, especialmente os automóveis, as imagens em movimento e o rádio proliferaram a "modernidade" para uma grande parte da população. Os antigos ares formais e decorativos foram derrubados em favor da praticidade, tanto na vida diária quanto na arquitetura, passando a assim a uma mentalidade renovada, mais informal. Ao mesmo tempo, o jazz e danças em geral tornaram-se populares, em oposição ao estado de espírito do fantasma da Primeira Guerra Mundial. Como tal, o período também é muitas vezes referido como a Era do Jazz.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike