Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Restauração Comnena
Restauração Comnena é o termo utilizado por historiadores para descrever a recuperação militar, financeira e territorial do Império Bizantino sob a dinastia comnena, da ascensão de Aleixo I Comneno em 1081 até a morte de Andrônico I Comneno em 1185. No começo do reinado de Aleixo I (1081), o império estava ainda sob o efeito da derrota frente os turcos seljúcidas na Batalha de Manziquerta em 1071. Pairava também a ameaça dos normandos de Roberto Guiscardo, que estavam invadindo os Bálcãs a partir de sua base no sul da Itália. E tudo isso numa época em que as forças militares imperiais estavam desorganizadas e cada vez mais dependentes de soldados mercenários; os imperadores anteriores também esgotaram o tesouro bizantino, o que significava que as defesas do Império estavam enfraquecidas e havia poucas tropas para reforçá-las.

Ainda assim, por 104 anos, da ascensão de Aleixo até a morte de Andrônico, os Comnenos conseguiram reafirmar a preeminência bizantina na região do Mediterrâneo, tanto militar quanto culturalmente. Durante este período, houve um florescimento das relações do oriente bizantino com a Europa ocidental, exemplificada pelo apoio que Aleixo e os imperadores seguintes deram para os cruzados (na realidade, Aleixo foi instrumental para que a Primeira Cruzada fosse organizada). Esta foi uma era caracterizada pela reestruturação do exército bizantino, de uma força fragmentada e desorganizada em uma máquina de guerra competente e eficiente, que ficou conhecida como "exército bizantino comneno". A Restauração Comnena representou o ápice final da história de mil anos do Império Bizantino, pois o Império rapidamente se desintegrou após a morte do último imperador da dinastia comnena, Andrônico I, em 1185.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike