Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
República Romana (1849)
A República Romana de 1849 (também conhecida como "Segunda República Romana" para não confundi-la com a República Romana da época napoleônica (1798-1799), foi uma curta experiência republicana (quase cinco meses) estabelecida como estado em 9 de fevereiro de 1849, quando o papa Pio IX foi retirado do governo dos teocráticos Estados Pontifícios por uma revolução liberal, liderada pelo triunvirato composto por Carlo Armellini, Giuseppe Mazzini e Aurelio Saffi.

A pequena república, nascida no contexto das revoluções de 1848 que convulsionaram toda a Europa, teve vida breve (de 9 de fevereiro a 3 de julho, devido à intervenção da França de Napoleão III, que por conveniência política restabeleceu o ordenamento pontifício, contrariamente a um artigo da constituição francesa. Porém aquela república romana foi uma experiência significativa na história da unificação italiana, pelo encontro e confronto de muitas figuras do primeiro plano do Risorgimento, vindos de toda a península, como Giuseppe Garibaldi.

Em poucos meses, Roma passou da condição de estado entre os mais retrógrados e autoritários da Europa a banco de provas de novas ideias democráticas, fundamentando a vida política e civil sobre princípios como o sufrágio universal masculino, a abolição da pena de morte e a liberdade de culto que se tornariam realidade na Europa somente cerca de um século depois.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike