Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
República Popular do Kampuchea
A República Popular de Kampuchea (RPK) foi fundada no Camboja (também conhecido como Campuchea) pela Frente Unida Nacional para Salvação do Kampuchea, um grupo de esquerdistas cambojanos descontentes com o Khmer Vermelho, depois da derrubada do Kampuchea Democrático, o governo de Pol Pot. Provocada pela invasão da República Socialista do Vietnã, que derrotou os exércitos do Khmer Vermelho, que tinham o Vietnã e a União Soviética como seus principais aliados.

Embora tenha apreciado um reconhecimento internacional muito limitado, não conseguiu garantir os auspícios das Nações Unidas devido à intervenção diplomática da China, do Reino Unido, dos Estados Unidos e dos países da ASEAN. O assento do Camboja nas Nações Unidas foi mantido pelo Governo de Coalizão do Kampuchea Democrático, que foi o Khmer Rouge em coalizão com duas facções guerrilheiras não comunistas. No entanto, a República Popular do Kampuchea foi o governo de facto do Camboja entre 1979 e 1993.

A República Popular de Kampuchea foi rebatizada Estado do Camboja (État du Cambodge em francês; Roet Kampuchea em khmer), durante os últimos quatro anos da sua existência na tentativa de atrair a simpatia internacional . Manteve, no entanto, a maior parte da sua liderança e estrutura de partido único, enquanto passava por uma transição, e eventualmente abrindo o caminho para a restauração do Reino do Camboja. A República Popular de Kampuchea / Estado do Camboja existiu como um Estado socialista de 1979 até 1991, ano em que o partido único governista abandonou a sua ideologia marxista-leninista.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike