Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Referendo nacional da Federação Russa
O Referendo nacional da Federação Russa foi uma votação popular ocorrida na Rússia, em 25 de abril de 1993, proposta pelo então presidente Boris Iéltsin, que tinha por objetivo resolver questões de cunho social, econômico e político de grande importância para o país. A votação vinha em uma época em que a Rússia acabava de se tornar soberana em relação à União Soviética, impulsionada pela ânsia do povo, que clamava por reformas.

O referendo justificou as mudanças de Iéltsin, que buscou poder sobre o Legislativo, que era contrário às reformas por ele impostas. Esse impasse levaria à Crise constitucional russa de 1993, que permitiu ao presidente russo dissolver o Parlamento e tomar plenos poderes, fazendo com que a Rússia adotasse um sistema semipresidencialista em detrimento do então vigente parlamentarismo.

O referendo era composto de quatro questões:

  1. Você confia no Presidente da Federação Russa, B.N. Iéltsin? (60% responderam sim)
  2. Você aprova as políticas sócio-econômicas conduzidas pelo Presidente e Governo da Federação Russa desde 1992? (54% responderam sim)
  3. Você considera indispensável a realização antecipada de eleições presidenciais para a Federação Russa? (51% responderam sim)
  4. Você considera indispensável a realização antecipada de eleições legislativas para a Federação Russa? (69% responderam sim)

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike