Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Pariato da Irlanda
O Pariato da Irlanda é o termo usado para se referir àqueles pares do reino criados pelos monarcas britânicos na condição de Rei da Irlanda. Antes de 1801, pares do reino irlandeses tinham o direito de se sentarem na Câmara dos Lordes Irlandesa; porém, depois da união em 1801, eles elegeram 28 pares do reino representantes para a Câmara dos Lordes. Esse costume acabou em 1922, com a criação do Estado Livre Irlandês.

Pariatos irlandeses continuaram a ser criados por algum tempo depois de 1801 como uma maneira de criar pariatos que não transmitissem um lugar na Câmara dos Lordes; no entanto, o tratado de União mudou as restrições: três deveriam ser extintos antes que um pudesse ser transmitido, até que houvesse apenas 100 pariatos irlandeses. O último a ser transferido foi para George Curzon, 1.° Marquês Curzon de Kedleston, em 1898.

Na tabela seguinte de pares do reino irlandeses, títulos mais altos ou equáveis em outros pariatos estão listados. Se um par do reino detém um título inferior nos Pariatos da Inglaterra, da Grã-Bretanha ou do Reino Unido (e, por isso, obteve um lugar na Câmara dos Lordes), tal título inferior será listado também.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike