Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mohammad Khatami
Seyed Muhammad Khatami (em persa: سید محمد خاتمی, ; Ardakan, 14 de outubro de 1943), é um intelectual e político iraniano. Além do seu idioma nativo, o persa, fala árabeinglês e alemão. Foi ministro da cultura nos anos 1980 e 1990 e presidente do Irã entre  2 de agosto de 1997 e  3 de agosto de 2005, eleito em 23 de maio de 1997 e reeleito em 2001. Foi sucedido no cargo por Mahmoud Ahmadinejad, eleito em  24 de junho de 2005.

Quando eleito, recebeu o apoio de mulheres e jovens, em razão de sua plataforma liberalizante e reformista. Internamente, defendeu a liberdade de expressão, a tolerância - tendo em conta particularmente as demandas das mulheres e dos jovens do Irã - e o fortalecimento da sociedade civil; e, externamente, mostrou-se favorável a manter relações diplomáticas "construtivas" com os demais estados da Ásia e com a União Europeia, com abertura aos investimentos estrangeiros. Khatami foi eleito com quase 70 os votos.

Em fevereiro de 2009, Khatami anunciou que concorreria às eleições presidenciais de 2009. Em 16 de março, renunciou à candidatura em favor de seu amigo e conselheiro, o ex-Primeiro-Ministro Mir Hussein Mussavi.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike