Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Miss Universo 1972
Miss Universo 1972 foi a 21ª edição do Miss Universo, realizado pela primeira vez desde sua criação fora dos Estados Unidos, em DoradoPorto Rico. Com 61 participantes de todo mundo, outros ineditismos marcaram essa edição. Pela primeira vez uma australiana, Kerry Anne Wells, foi coroada. Também pela primeira vez a nova Miss Universo não foi coroada por uma antecessora em plena posse do cargo.

Um dos concursos mais politicamente conturbados e cercados de segurança na história do MU, ele foi alvo de protestos diários que obrigaram as participantes a viverem fechadas dentro do hotel usado como sede da organização. Num outro ineditismo, esta foi também a primeira e única vez que o nome da vencedora não pode ser visto no momento do anúncio pela televisão. Alegadamente, ativistas do Partido Independentista Portorriquenho, pró-independência nacional dos EUA – Porto Rico é um estado associado americano – conseguiram cortar os cabos que transmitiam a imagem do evento para todo mundo - pela primeira vez em cores via satélite para 33 países - no momento do anúncio da vencedora, com a imagem retornando apenas quando Wells já havia sido coroada.

Georgina Rizk, a Miss Universo 1971, do Líbano, foi a primeira e até hoje única Miss Universo que, estando normalmente na função, nunca coroou sua sucessora. Sua presença em Dorado foi impedida por seu governo, temeroso de um ataque terrorista contra ela. Esse receio foi causado por um atentado à bomba ocorrido dois meses antes no hotel em que se hospedava no país a Miss EUA, Tanya Wilson, e demais participantes do concurso nacional americano, que foi realizado também em Dorado. Além disso, um grupo de terroristas japoneses do Exército Vermelho Japonês treinado por árabes, realizou um ataque ao Aeroporto Internacional de Tel Aviv, em Israel, que causou a morte de 22 turistas porto-riquenhos, pouco tempo antes do concurso. Rizk, que apesar de ter passado boa parte do ano em Porto Rico encontrava-se no Líbano na época, foi proibida de retornar. Neste ano, o Líbano também não enviou representante ao concurso e Wells foi coroada pela Miss Universo 1970, a porto-riquenha Marisol Malaret.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike